MTHFR e Depressão

A depressão é um problema de saúde pública mundial, e sua prevalência aumenta a cada ano. A Metilenotetrahidrofolato redutase (MTHFR) é uma enzima chave no metabolismo do folato e da homocisteína.

Sabe-se que alguns polimorfismos do MTHFR resultariam na redução da atividade da enzima MTHFR, bem como no processo de metilação do DNA. No cérebro, o folato é um nutriente entre outros envolvidos na produção dos neurotransmissores que afetam o humor. Estudos sugerem que o folato ou seus derivados podem estar causalmente relacionados ao risco de depressão.

Os polimorfismos C677T e A1298C do MTHFR foram os mais estudados em doenças psiquiátricas, e principalmente o genótipo C677T parece ter impacto significativo na depressão, assim como em várias outras condições como esquizofrenia, Alzheimer transtorno bipolar, Transtorno do Espectro Autista e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade.

No entanto, ainda não está bem claro se o polimorfismo de MTHFR pode ser um fator de risco independente ou adicional para sintomas psiquiátricos específicos, além disso, essas associações parecem variar em diferentes localizações geográficas. Também é pouco estudado se os suplementos de folato podem ser um tratamento eficaz para pacientes psiquiátricos com defeito na atividade de MTHFR. Muitos estudos estão em desenvolvimento com resultados promissores.

Dra. Graziela Paronetto Machado Antonialli
CRM-DF 19730 / RQE 11715

Dra. Giselle Maria Araújo Félix Adjuto
CRM-DF 15684 / RQE 11947